Facebook lança ferramenta para aprimorar privacidade

O Facebook lançou nesta semana uma nova ferramenta de privacidade. Nomeada como “Atividades fora do Facebook”, ela permitirá que os usuários rastreiem e controlem os dados que anunciantes compartilham com a rede social. O recurso será liberado gradualmente aos internautas.

São definidas como “atividades fora do Facebook” ações como quando 1 site ou aplicativo de vendas compartilha com a rede social informações sobre a navegação de uma pessoa. Com a nova ferramenta, caso o usuário apague os dados, as informações que o identificam serão removidas dos dados que as empresas enviam. Assim, elas não poderão monitorar as atividades realizadas na rede, diz o MSN.

Há cerca de 1 ano, a companhia havia manifestado interesse em produzir tal recurso. David Baser, diretor de gestão de produtos do Facebook, informou ao site Adage.com que o projeto demorou mais que o esperado para ser finalizado. “Tivemos que criar a capacidade de construir um índice que nos permitisse mostrar esses dados para cada pessoa e permitir que elas os veja claramente e os limpe ou apague no futuro”, afirmou.

O projeto precisou passar por testes e os realizadores perceberam que a ideia do recurso não era de fácil entendimento para o público em geral. Por isso, mudaram o nome de “Limpar história” para “Atividades fora do Facebook”. O antigo nome dava a entender que seria possível excluir todos os dados relacionados à rede social, mas na verdade só será possível alterar os que envolvem anunciantes e possibilitam que eles direcionem as propagandas.

“Basicamente, as pessoas não entendiam o que eram os dados, de onde vêm e como funcionam”, disse Baser. “E quando o chamamos de ‘limpar história’, o nome original, estávamos configurando as pessoas para pensarem que incluía mais coisas do que a realidade, ou coisas diferentes. Queríamos esclarecer que esses são os dados que as empresas enviam ao Facebook que vêm de fora do Facebook. Não, digamos, nos dados do Facebook, como clicar em um link.”

25/08/2019

(Visited 2 times, 1 visits today)