Representantes do MPAL participam da 10ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestão do CNMP

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) participou da 10ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestão (FNG) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O evento, que aconteceu em Brasília, teve por objetivo a promoção de estudos, a coordenação de atividades e a fixação de políticas e padrões com o intercâmbio de ideias e experiências dos Ministérios Públicos brasileiros em diferentes áreas de conhecimento.

O Fórum, que sempre é restrito a membros e servidores do Ministério Público, contou com uma programação dinâmica. Representando o Ministério Público de Alagoas (MPEAL), participaram do evento a coordenadora da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica, promotora de Justiça Stella Valéria Cavalcanti, a chefe da seção do Escritório de Projetos, Renata Teixeira, e a diretora de Comunicação Social, Janaina Ribeiro.

“Pensar um MP cada vez melhor para o cidadão e para o Brasil e como transformar ideias e sonhos em projetos e ações motivam a realização das reuniões do Fórum Nacional de Gestão do CNMP. Planejar, executar e agir de forma organizada e eficiente, principalmente nesse momento difícil que o país está passando é a única forma de o MP brasileiro continuar contribuindo para a transformação social. Com certeza levaremos muitas ideias inovadoras para serem implementadas na instituição ministerial alagoana”, disse a promotora de Justiça.

O evento

A abertura do evento ficou por conta do presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), conselheiro Sebastião Caixeta.

O presidente destacou que, para um bom desempenho da atividade-fim do Ministério Público, é fundamental que a área-meio esteja muito bem organizada e estruturada a fim de levar a melhor prestação de serviço possível à sociedade. “O FNG/MP busca integrar as atividades administrativas dentro da ideia de unidade do MP para dar concretude aos princípios constitucionais da administração pública. Por isso, é uma honra e felicidade estar aqui”, falou.

Após a abertura, o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Antônio Spencer ministrou a palestra “O Futuro da Gestão Pública”. Logo depois, o procurador do Trabalho e coordenador-geral do FNG/MP, Carlos Eduardo de Andrade, conduziu a plenária de nivelamento dos comitês.

E, por fim, os integrantes do fórum, de acordo com sua área de atuação no MPE de origem, participaram, em salas temáticas, das reuniões dos comitês de políticas de gestão específicas. São eles: Comunicação; Gestão Administrativa; Gestão Orçamentária; Gestão de Pessoas, e de Tecnologia de Informação. Paralelamente, ocorreu também a reunião dos representantes da Administração Superior (RAS).

A apresentação dos trabalhos de cada comitê aconteceu no encerramento do FNG.

Sobre o Fórum

Criado pela Portaria CNMP/Presi nº 25, de 23 de março de 2012, o Fórum Nacional de Gestão (FNG) foi reestruturado em 2014, através das Portarias CNMP/Presi nº 70 e 144, passando a se constituir como instância superior de deliberação coletiva.

Ascom – 22/08/2019

(Visited 2 times, 1 visits today)